sábado, 17 de dezembro de 2016

Sonho de Um Falso Poeta

Um sonho de um falso poeta
 Escrevendo uma valsa para Apophenia
Entre sua melodia agoniante
Estou agonizante em seu orar
Me perdendo em cada dependência
Sobre um sonho de um falso poeta
 Escrevendo uma valsa para Apophenia

Sobre um sonho dentro de um sonho
Vou marchando entre eternidades violentadas
Atrás de escolhas estupidas
Modificadas num orar magoado
Querendo me tornar seu anjo pestilento
Atrás de poesias egoístas

Eu sou um sonho de um falso poeta
Brincando entre realidades mastigadas
Atrás de cada aleluia alugada
Entre sujas glórias que foram violentadas
Sobre o sangrar do seu paraíso abusivo

Sobre um sonho dentro de um sonho
Quero ser seu salvador
Sobre teatros para porcos e sábios
Latindo entre suas esquinas
Embriagado em suas adorações

Preso num sonho de um falso poeta
 Escrevendo uma valsa para Apophenia
Entre sua melodia agoniante
Estou agonizante em seu orar
Me perdendo em cada dependência
Sobre um sonho de um falso poeta
 Escrevendo uma valsa para Apophenia

Sobre um sonho dentro de um sonho
Vou marchando entre eternidades violentadas
Atrás de escolhas estupidas
Modificadas num orar magoado
Querendo me tornar seu anjo pestilento
Atrás de poesias egoístas

Eu sou um sonho de um falso poeta
Brincando entre realidades mastigadas
Atrás de cada aleluia alugada
Entre sujas glórias que foram violentadas
Sobre o sangrar do seu paraíso abusivo

Compositor: Heleno Vieira
Gênero: Gothic Metal

---------------------------------------------------------------------------------------------
Apophenia: é um termo proposto em 1959 por Klaus Conrad para o fenômeno cognitivo de percepção de padrões ou conexões em dados aleatórios. É um importante fator na criação de crenças supersticiosas, da crença no paranormal e em ilusão de ótica.

Inicialmente descrita como sintoma de psicose, a apofenia ocorre no entanto em indivíduos perfeitamente saudáveis mentalmente. Do ponto de vista da estatística é um Erro do tipo I, ou seja, tirar conclusões de dados inconclusivos. Em um exame pode levar a um resultado falso positivo. Psicologicamente é um exemplo de viés cognitivo.

Ocorrências de apofenia frequentemente são investidas de significado religioso e/ou paranormal ocasionalmente ganhando atenção da mídia como a impressão de ver Jesus em uma torrada.


No teste projetivo de manchas Rorschach a apofenia é estimulada com o objetivo de identificar padrões significativos na vida do indivíduo que ele projeta sobre a mancha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário